quinta-feira, 11 de outubro de 2007

É fofo ser bandido?

É minha gente! Extra, extra! Agora é assim, brincadeira de criança é assim (mas talvez, depois do Tropa de Elite, olha ele de novo, as coisas voltem ao normal):
- Quer brincar de polícia e ladrão, João? Quer, Junin?
- Eu quero, eu quero! Mas só se eu for o ladrão!
- Ah não! Eu chamei para a brincadeira, o ladrão sou eu!
- Então eu não brinco...
É impressionante a inversão de valor social no Rio de Janeiro, só falarei do Rio de Janeiro, pois só conheço o Rio de Janeiro. Mas atualmente, um atualmente que já gira em torno de uns anos, as crianças querem ser bandidos, não que ser polícia seja uma coisa boa, mas teoricamente a polícia exerce a lei. Me lembro que quando criança na famosa brincadeira “Polícia & Ladrão”... era porradaria para ser polícia! Hoje em dia, a molecada briga para ser bandido!
Volto ao Tropa de Elite, talvez seja um pouco interessante observar mais uma mudança ou um retorno ao velho paradigma:
- Quero ser o policial!
Lógico que é uma polícia violenta, ou doravante corrupta... mas continua sendo polícia! E é aquilo: Tem gente que se salva ali dentro. Na bandidagem não! Bandido é bandido, é fora da lei (mas ainda assim acredito na recuperação)! Hoje estou Doutor House e tem um tempo que ando sendo Doutor House e espero que um tiro na perna me mantenha fiel ao que estou defendendo: Reflexão!
É claro que um cara que não tem nada, estudo, dignidade, esperança, etc. Que mora numa favela, ganha um salário de merda, enfim, um ser humano sem perspectiva vai acabar nos laços do crime, mas há exceções. Porra, sempre há exceções! Mas não é de exceção que eu quero falar não. Nada de especificidade!
Minha questão é: é fofo ser bandido?

Nenhum comentário: